segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

“Peace Through Service”


 Paz Através do Servir

 Lema Rotário para 2012-13



O Presidente Eleito do Rotary International Sakuji Tanaka pedirá aos Rotarianos do mundo todo a construir a Paz Através do Servir* durante a gestão 2012-2013.

Tanaka revelou o novo lema rotário durante a sessão plenária de abertura da Assembleia Internacional de 2012, um evento de treinamento para os Governadores Distritais Eleitos do Rotary.
“A paz, em todas as formas que podemos compreendê-la, é um objetivo real e uma meta realista para o Rotary. (…) A paz não é algo que só pode ser alcançado através de acordos, por parte dos governos, ou através de lutas heróicas. É algo que podemos encontrar e que podemos alcançar, a cada dia e de muitas maneiras simples.”
A paz possui diferentes significados para diferentes pessoas.
“Nenhuma definição é certa, e nenhuma definição é errada”, diz Tanaka. “No entanto usamos a palavra, e é isso que a paz significa para nós.”‘
Tanaka, um empresário da área metropolitana de Tóquio, compartilhou como se tornar um rotariano ampliou sua compreensão do mundo. Depois de ingressar no Rotary Club de Yashio, em 1975, ele começou a perceber que seu propósito de vida não era para ganhar mais dinheiro, mas para ser útil a outras pessoas.
“Percebi que ajudando os outros, mesmo na mais simples das formas, eu poderia ajudar a construir a paz”, disse Tanaka.
Ele observou que a tradição japonesa de colocar as necessidades da sociedade acima das necessidades do indivíduo ajudou a reconstruir seu país após o tsunami e terremoto em março de 2011.
“Esta é uma lição que eu penso que todo o mundo pode aprender, de uma forma positiva. Quando vemos as necessidades dos outros como mais importantes do que nossas próprias necessidades – quando concentramos nossas energias em um objetivo comum que é para o bem de todos – isso muda tudo “, disse ele. “Isso muda as nossas prioridades de uma forma completamente fundamental. E muda a forma como entendemos a idéia de paz.”
Tanaka pede aos rotarianos para focar suas energias no apoio nas três prioridades do Plano Estratégico do RI. Ele acrescentou que vai pedir aos novos líderes para promover os três fóruns de paz do Rotary, a serem realizados em Hiroshima, Japão; Berlin, Alemanha; e Honolulu, Havaí, EUA.
“No Rotary, nosso negócio não é o lucro. Nosso negócio é a paz “, disse ele. “Nossa recompensa não é financeira, mas a felicidade e a satisfação de ver um mundo melhor, mais pacífico, obtido através de nossos próprios esforços.”
Vamos lá família Rotária, promover a paz que tanto precisamos!!!
Cibele Santos Silva - Vice Presidente